top of page
Imagem do WhatsApp de 2023-11-09 à(s) 15.57.05_96d48e78.jpg

Carla Mary S. Oliveira é historiadora, doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professora do Departamento de História desde 2004 (atualmente  como Professora Titular), tendo participado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição entre 2005 e 2019. Entre fevereiro e novembro de 2024 estará realizando Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, com a pesquisa "A Instrução e a Pedagogia Seráfica na Custódia/Província de Santo Antônio do Brasil: fontes, estratégias, protagonistas (séculos XVI a XVIII)". Desenvolveu seu primeiro Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, entre agosto e dezembro de 2009, com a pesquisa "O Barroco no Brasil: (des)conexões entre Minas Gerais e o litoral do Nordeste", com financiamento de uma bolsa Capes PROCAD-NF.. É líder do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Sociedade no Mundo Ibérico (séculos XVI a XIX) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Walter Benjamin: fantasma, imago, espectro, ambos vinculados ao CCHLA-UFPB. Desenvolve investigações sobre o Barroco europeu; o Barroco, a instrução e as livrarias franciscanas no litoral do Nordeste brasileiro; e a Arte do Brasil Holandês.

É autora de O Barroco na Paraíba: arte, religião e conquista [João Pessoa: Ed. Universitária/ UFPB; IESP, 2003], de Saudades D’Além-Mar: a revista Lusitania e a imigração portuguesa no Rio de Janeiro (1929-1934) [João Pessoa: Editora da UFPB, 2013] e de A América Alegorizada: imagens e visões do Novo Mundo na iconografia europeia dos séculos XVI a XVIII  [João Pessoa: Editora da UFPB, 2014].

Em julho de 2023 concluiu, na UFPB, o Bacharelado em Tradução, apresentando uma tradução inédita para o português de The Isle of Pines, de Henry Neville (1620-1694), como Trabalho de Conclusão de Curso.

Minhas Pesquisas

Minhas Produções

A Instrução e a Pedagogia Seráfica na Custódia/ Província de Santo Antônio do Brasil: fontes, estratégias, protagonistas (séculos XVI a XVIII)
O projeto de pesquisa pretende identificar e analisar as principais fontes documentais relacionadas à instrução e à pedagogia seráfica referentes à Custódia/ Província de Santo Antônio do Brasil, delimitadas pelos séculos XVI e XVIII, especialmente aquelas disponíveis no acervo do Arquivo Provincial Franciscano do Recife. Está vinculado ao Estágio Pós-Doutoral sênior realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco entre fevereiro e novembro de 2024.
Vigência: agosto de 2023 a novembro de 2024.

LEIA MAIS

Os Mestres e Lentes Franciscanos no Nordeste Colonial: Instrução de Primeiras Letras e Formação Conventual na Província de Santo Antonio do Brasil (séculos XVII-XIX)
O projeto teve como objetivo aprofundar os estudos sobre a atuação dos franciscanos no campo da instrução, tendo como recorte temporal os séculos XVII e XIX e espacial a região delimitada pela Província de Santo Antônio do Brasil, ou seja, os atuais estados da Bahia, de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, com foco especial sobre as casas conventuais eretas entre o Recôncavo Baiano e a foz do Rio Paraíba. Seu foco principal foi identificar a circulação de frades mestres franciscanos no Nordeste colonial entre a Bahia e a Paraíba, por meio dos registros conventuais seráficos e outras fontes documentais. Nesse sentido, uma das principais fontes  trabalhada dentre os registros existentes sobre os frades da Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil entre os séculos XVII e XIX, foi o Liber Mortuorum (1584-1957), depositado no acervo do Arquivo Provincial Franciscano do Recife, já digitalizado em projetos de pesquisa anteriores desenvolvidos com financiamento do CNPq. A partir dos dados levantados, se pretendeu construir uma discussão que fundamentasse a análise dos preceitos morais cristãos presentes na chamada Pedagogia Franciscana aplicada pelos frades mestres em sua prática pedagógica, por meio da análise das obras solicitadas para o acervo das bibliotecas conventuais entre os séculos XVII e XIX.

Período de vigência: fev. 2021 a jul. 2023.

Os Franciscanos e a Pedagogia Seráfica: Instrução e História da Leitura nas Capitanias/ Províncias do Norte do Estado do Brasil (Séculos XVIII e XIX)
Projeto de Pesquisa iniciado em 2014, investiga a relação existente entre a Pedagogia Seráfica, as livrarias conventuais franciscanas e a atuação dos frades menores na Instrução de primeiras letras e gramática nos espaços intra e extramuros da Província de Santo Antônio do Brasil durante a segunda metade do Setecentos e o Oitocentos. Teve seus primeiros resultados publicados nas Actas do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado na cidade do Porto, em Portugal, em junho de 2016.

O projeto foi contemplado, em dezembro de 2016, pela Chamada Universal CNPq nº 001/2016 - Faixa B, recebendo financiamento de 36 meses, com início em junho de 2017, tendo sido encerrado em maio de 2020.

capa Tese.jpg

A tese traz resultado de pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, e foi apresentada em sessão pública, por meio da Plataforma Google Meet, ao Departamento de História da UFPB, em 02/12/2020, como requisito parcial para a ascensão funcional à categoria de Professor Titular (Classe "E").

A banca examinadora foi formada pelos professores doutores Cláudia Engler Cury (UFPB - presidente), Fernando Quiles García (Univ. Pablo de Olavide), Luiz Carlos Villalta (UFMG) e Maria Emília Monteiro Porto (UFRN) como titulares, e Gladys Sabina Ribeiro (UFF) e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (UFPB) como suplentes.

O livro traz resultado de pesquisa desenvolvida entre 2007 e 2013, utilizando essencialmente acervos digitais disponíveis na web e fotos compiladas a partir do acervo fotográfico de viagens da autora. Publicado em 2014 pela Editora da UFPB, é prefaciado por Maria Cláudia Orlando Magnani (UFVJM).
Disponível para download integral no Google Books.

O livro traz a tese de doutorado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB em 2003.
Publicado em 2013 na Coleção Humanidades do CCHLA, pela Editora da UFPB, é prefaciado por Cláudia Engler Cury (PPGH/PPGE/UFPB).
Disponível para download integral no Google Books.

O livro traz a dissertação de mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB em 1999.
Numa coedição entre o IESP e a Editora da UFPB, é prefaciado por Simone Carneiro Maldonado (PPGS/UFPB).
Disponível para download integral no Google Books.

O livro traz a primeira tradução integral, para o português, de The Isle of Pines (1668), de Henry Neville (1620-1694), acompanhada de estudo introdutório e notas.

Foi apresentado, em julho de 2022, como TCC ao Bacharelado em Tradução da UFPB.
Disponível para download integral no Google Books.

Vídeos na Web

As bibliotecas da Província de Santo Antônio do Brasil: os franciscanos e a instrução entre fins da colônia e começos do Império (Bahia, Pernambuco e Paraíba)

6º episódio da 3ª temporada do videocast quinzenal Oito ou Oitocentos: um papo sobre Histórias do Século XIX, produzido e veiculado pela SEO - Sociedade de Estudos do Oitocentos.
Entrevista transmitida
ao vivo em 5 dez. 2023.

Estructura de la formación de novicios y representaciones de los doctores medievales de la orden en los conventos de la Provincia de San Antonio de Brasil (Bahía y Pernambuco - siglos XVII y XVIII)


Palestra on line, ministrada no Seminário Órdenes Religiosas en las Audiencias Americanas, promovido pela Coordinación Nacional de Antropología - INAH, Cidade do México.
Transmitida ao vivo em 29 jun. 2023.

LEIA MAIS

Sartre e as Artes:

Tintoretto, o sequestrado de Veneza


Palestra de abertura do 5º Seminário do Grupo de Estudos Sartre - "Só a realidade interessa"
CH-UECE - Fortaleza - Ceará - 12 set. 2012 (79 min. )
Desta palestra resultou um artigo, publicado no n. 23 da Revista de História da Arte e Arqueologia da UNICAMP em 2015.

bottom of page